A critério de comparação, o garoto Andrey Santos, do Vasco, que atua na mesma posição que João Gomes, mas é mais novo, tem menos jogos pelo time profissional e ainda disputa a Série B, renovou recentemente com o Cruzmaltino e passou a receber, pelo menos, R$ 180 mil por mês.
Em recente entrevista coletiva, Dorival Junior, atual treinador do Flamengo, falou sobre os jovens jogadores do atual elenco e que são frutos da categoria de base do clube. Ao falar de João Gomes, o comandante foi só elogios.
"A garotada que vem chegando, vem chegando com muita força. Não só o Victor Hugo. É assim com Lázaro (foi vendido dias depois), com Victor, com Matheus (França). O João (Gomes) já é uma realidade. Fico muito feliz de ver a evolução desse menino (João Gomes)."
O jogador, ciente da situação, obviamente entende que precisa ser valorizado pelo Flamengo e espera que aconteça isso, mas deixa os seus agentes resolverem o imbróglio, mas já deixou claro nos bastidores que jamais vai "brigar" ou "deixar o rendimento cair" por conta do não acordo pela valorização salarial. Pelo contrário, ele deseja fazer história, com a chance de ser campeão da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão como titular absoluto num time repleto de jogadores consagrados.
João Gomes é cria das categorias de base do Flamengo (começou ainda no futsal, na Gávea) e foi promovido ao time profissional em 2020. De lá para cá já disputou 110 partidas, marcou quatro gols e deu quatro assistências.
Com 21 anos, João Gomes possui contrato com o Flamengo até dezembro de 2025, algo que deixa a diretoria tranquila em relação à renovação do volante.