A grande questão nas tratativas por Michael é em relação ao time do Oriente Médio, que vai encarar o Mundial neste mês de fevereiro, competição que o Flamengo também disputa. O Al Hilal, neste momento, está impedido de fazer contratações por conta do ‘transfer ban’, que é uma punição administrativa que a FIFA aplica aos clubes pelo não pagamento em transferências internacionais.
Caso seja punido, o time saudita não poderá registrar nenhum atleta nas competições, sejam transferências nacionais ou internacionais. Ou seja, se perder um jogador agora, não teria como repor a peça indo ao mercado, somente na próxima janela de transferências.V
ale lembrar que, Michael já relatou, diversas vezes, que se caso retornasse ao futebol brasileiro iria priorizar a proposta do Flamengo, por conta de um acordo com o vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz. Agora, o Fla deve passar a monitorar os movimentos do clube saudita e possivelmente repatriar o jogador.
Até o momento, o Flamengo realizou quatro contratações para 2023: o técnico Vítor Pereira, o lateral esquerdo Ayrton Lucas, o meio campista Gerson e o goleiro Agustín Rossi. Entretanto, o Rubro-Negro continua no mercado de transferências em busca de elevar o nível do atual elenco para as principais competições desta temporada.