O Flamengo está cada vez mais próximo de conquistar o tão sonhado penta-bi da Copa do Brasil, mas terá que superar um desafio difícil: três ex-treinadores que conhecem bem o clube. Renato Gaúcho, Dorival Jr e Vanderlei Luxemburgo são os responsáveis por comandar equipes que estão nas semifinais do torneio e estão prontos para impedir o Rubro-Negro de chegar à final.
No último sábado (15), o Corinthians venceu o América-MG e garantiu sua vaga na semifinal. Vice-campeão em 2022, o Timão está determinado a ir ainda mais longe este ano. Agora, o clássico paulista contra o São Paulo definirá quem avança para a grande final. A equipe alvinegra superou o América-MG ao vencer por 3 a 2 em casa, após perder por 1 a 0 no jogo de ida, e conquistou a classificação nos pênaltis.
Enquanto isso, o Flamengo terá que enfrentar o Grêmio nas semifinais. Será o nono confronto entre as equipes na história da Copa do Brasil. O Tricolor Gaúcho avançou após empatar duas vezes com o Bahia e vencer nas penalidades. Já o São Paulo, assim como o Flamengo, teve duas vitórias contra o Palmeiras e garantiu sua vaga nas semis.
Mas além dos adversários em campo, o Flamengo terá que lidar com a presença dos ex-treinadores em suas caminhadas rumo ao título. Renato Gaúcho, que comandou o Rubro-Negro em 2021, foi vice-campeão da Libertadores e do Brasileirão. Dorival Jr, que passou pelo clube em 2022, conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil. E Vanderlei Luxemburgo, com diversas passagens pelo Flamengo, é uma figura conhecida na Gávea.