O tema Sociedade Anônima do Futebol (SAF) voltou a ser destaque no Flamengo. Segundo informações divulgadas pela coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o presidente do clube, Rodolfo Landim, está planejando uma viagem aos Estados Unidos no próximo sábado (29) para discutir sobre o modelo de gestão com dois gigantes do futebol mundial: o Inter Miami, clube que conta com a estrela Messi, e o poderoso Real Madrid, que está em pré-temporada no país norte-americano.
Landim não realizará essa jornada de forma solitária. Acompanhado do CEO Reinaldo Belotti, e dos VPs Rodrigo Dunshee e Gustavo Oliveira, o presidente do Flamengo pretende aprofundar os conhecimentos sobre a SAF e entender como grandes clubes internacionais lidam com esse sistema de gestão.
Cabe ressaltar que o Flamengo já realizou outras visitas a clubes europeus recentemente com o mesmo intuito. Esta será a segunda reunião com o Real Madrid, enquanto anteriormente os dirigentes do clube carioca viajaram para a final da Champions League e se reuniram também com o Bayern de Munique.
O modelo de SAF adotado pelo clube alemão é particularmente interessante para o Flamengo. O Bayern de Munique abriu seu capital em 2006 e estabeleceu parcerias estratégicas com três empresas importantes: Adidas, Allianz e Audi. Juntas, essas empresas possuem 24,9% das ações do clube alemão. De acordo com a legislação alemã, uma empresa que detém mais de 75% dos direitos econômicos não precisa prestar contas aos acionistas minoritários.