O Flamengo está determinado a fortalecer ainda mais o seu elenco durante a atual janela de transferências e, para isso, voltou suas atenções para a contratação do meio-campista Wendel, que atualmente pertence ao Zenit. Segundo informações do jornalista Venê Casagrande, o Rubro-Negro já iniciou as negociações com o empresário do jogador, que está prestes a viajar para a Rússia a fim de se reunir com dirigentes do clube russo e tentar a liberação do atleta.
A missão de negociar com os russos não é tarefa fácil, pois o Zenit costuma fazer jogo-duro quando se trata da venda de seus jogadores. No entanto, Wendel não está disposto a retornar à Rússia e tem o desejo de permanecer no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, cidade onde é torcedor fanático do Flamengo. O fato de o jogador ser rubro-negro declarado pode ser um ponto crucial para a negociação com o clube carioca.
Recentemente, o técnico do Zenit, Sergei Semak, confirmou que Wendel manifestou o desejo de ser negociado e ressaltou que não pretendem manter jogadores insatisfeitos no elenco. No entanto, o clube russo não está disposto a liberar o meia a qualquer custo e deve pedir um alto valor para concretizar a transferência.
Apesar do interesse do Flamengo em contar com o jogador, a princípio o clube evitou avançar nas negociações para não prejudicar uma possível chegada de Claudinho, outro jogador que também pertence ao Zenit. Entretanto, a situação mudou após o time perder alguns jogadores durante a janela de transferências, e o técnico Jorge Sampaoli fez questão de cobrar reforços para a equipe.