Flamengo e Palmeiras se enfrentam com Ramon Abatti Abel como árbitro principal
Neste sábado (8), Flamengo e Palmeiras se preparam para um confronto acirrado no Allianz Parque, pela 14ª rodada do Brasileirão. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) designou o árbitro Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina, como responsável pelo jogo, mas ainda não divulgou os árbitros assistentes e quem comandará o árbitro de vídeo. A expectativa é que a CBF oficialize toda a equipe de arbitragem até o fim desta sexta-feira (5).
Ramon Abatti Abel já apitou onze jogos do Flamengo, sendo esta a sua 12ª vez como árbitro do clube, principalmente no Campeonato Brasileiro. O histórico entre o Mengão e Ramon é equilibrado, com cinco vitórias para o Flamengo, três empates e três derrotas. No entanto, é importante ressaltar a média de 3,4 cartões em partidas envolvendo o Mais Querido.
A partida ganhou um tom polêmico após o Palmeiras pressionar a arbitragem com declarações de membros da comissão técnica e dirigentes, especialmente após o empate contra o Athletico-PR na última rodada. Essa pressão fez com que torcedores do Flamengo ficassem preocupados com possíveis influências na arbitragem do jogo.
Ramon Abatti Abel esteve envolvido em uma controvérsia recente durante uma partida do Flamengo contra o Internacional, pela segunda rodada do Brasileirão de 2023. Na ocasião, o Internacional marcou o gol da vitória após um de seus jogadores tentar simular um pênalti. Aos 52 minutos do segundo tempo, no último minuto dos acréscimos, o atacante Jean do Internacional tentou driblar o goleiro Santos e, ao não obter sucesso, simulou uma queda de forma bizarra, pedindo um pênalti inexistente. A bola sobrou para o meia Maurício, que acertou um chute no ângulo.